quinta-feira, 19 de novembro de 2009

O PROJETO DE NATUREZA DO SER HUMANO

Somos todos partícipes da natureza. E a natureza nos deu um projeto, uma semente, uma identidade. A escola ontopsicológica denomina este projeto de Em Si ôntico e o define como “a radicalidade da atividade psíquica, o projeto de natureza que constitui o ser humano” (Manual de Ontopsicologia, 2003, p.134).

Consideremos um edifício construído por vários componentes materiais e combinações técnicas, as quais têm uma ordem, um escopo. Não obstante a composição físico-química do cimento ser igual tanto nesta estrutura quanto em um outro edifício, há uma substancial diferença: as funções para as quais as construções são destinadas. Para compreender o projeto de cada edifício, devo saber quem é o arquiteto que está realizando o projeto. O Em Si ôntico é o arquiteto, o princípio que constitui cada ser humano.

Etimologicamente, “projeto” significa o a priori, o premeditado, o pré-pensado, o pré-lançado para, uma forma para. “O projeto é um princípio com faculdade de individuar, especificar e metabolizar tudo o que lhe é próprio no âmbito do real; por isso torna-se real e faz evolução segundo uma sua precisa forma do princípio” (Genoma ôntico, 2003, p.137). A ciência última é aquela que consente conhecer e realizar este projeto. A Ontopsicologia fez justamente isso: compreendeu o projeto e individuou o critério de como lê-lo.

O Em Si ôntico é o critério elementar de todos os comportamentos psicorgânicos e a sua descoberta se deu no interior da casuística clínica. A longa pesquisa científica de Antonio Meneghetti, realizada através de anos de estudo e comparações aplicadas em centenas de seres humanos, em aglomerados sociais de diferentes ideologias e formações psicológicas, lhe consentiu individuar o critério de sanidade, de vida, que é igual seja para a célula, seja para a estrutura orgânica, seja para o organísmico, seja para os comportamentos cerebrais, seja para aqueles da fantasia etc. Para qualquer comportamento do humano, o critério é o mesmo: o Em Si ôntico.

Para maiores informações sobre este argumento, indica-se o livro de Antonio Meneghetti Genoma ôntico. 2.ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed., 2003.

Para aprofundamentos sobre o Em Si ôntico, indica-se a obra específica do autor Em Si do homem. 5. ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed., 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário